Como escolher o protetor solar?



O protetor solar é um item que não deve sair do seu nécessaire. Mesmo no inverno! E diante de tantas opções que existem no mercado, muitas vezes bate aquela dúvida sobre qual escolher.

Em primeiro lugar, devemos verificar o FPS, qual a proteção em relação aos raios ultravioletas (UV) que são raios de luz emitidos pelo sol, invisíveis ao olho humano, mas que têm efeito sobre a nossa pele. Eles são divididos em dois tipos: o UVA e o UVB. 

Raios UVB - os raios UVB atingem as camadas mais superficiais da pele e são responsáveis pelas queimaduras solares, que causam vermelhidão. O Fator de Proteção Solar, também conhecido como FPS, é responsável por garantir proteção contra esses raios. Por exemplo, se sem o protetor solar uma pessoa demora cerca de 2 minutos para começar a se queimar, usando o FPS 30 irá demorar 30 vezes.

Raios UVA
Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são responsáveis pelo envelhecimento solar e outros danos irreversíveis. O fator de proteção UVA (FPUVA) é responsável por garantir proteção contra os raios UVA. Por exemplo, se sem o protetor solar uma pessoa demora cerca de 2 minutos para começar a se queimar, usando o FPUVA 10 irá demorar 10 vezes mais.

Qual fator de proteção escolher?
Fator 30 até 50
Esse é o fator mínimo que todo mundo deve usar. Mesmo que tem pele negra, mais resistente a queimaduras por conta melanina (pigmento que dá cor à pele e já funciona como uma proteção).
Nos dois casos, se você não toma sol há tempos, melhor ir devagar – use protetor 50 nos primeiros dias e depois diminua. E quem tem pele clara, mais sensível só que consegue ficar com uma cor dourada, deve usar sempre o 50, pois você sofre os efeitos da radiação solar com facilidade.
Fator 60 ou maior
Serve para quem tem a pele muito clara e fica vermelha sempre.


Comentários

Postagens mais visitadas